IPCI – Pesquisa

Paubrasilia echinata, mais precisamente conhecida como pau brasil, é a árvore mais emblemática da fauna brasileira. A exploração do Pau Brasil durante os primeiros séculos de colonização, precedeu sua inserção na lista de espécies ameaçadas da IUCN (International Union for Conservation of Nature) e restringiu fortemente sua disponibilidade no mercado de comércio global.

O Instituto Floresta Viva e a Iniciativa de Conservação Internacional de Pernambuco (IPCI) começaram uma parceria em 2013 para promover o pau brasil como uma espécie de silvicultura no sul da Bahia. O Projeto teve início no ano de 2017 e até o momento realizou atividades de distribuição de mudas de pau brasil, plantio e monitoramento; pesquisa e desenvolvimento de estratégias para certificação das plantações de pau Brasil; organização e recepção do III Workshop Pau Brasil; suporte logístico para a Orquestra Sinfônica de Itabuna.

A fase final do Projeto prevê a redação de um artigo com informações sobre o crescimento e qualidade da madeira de plantios de Paubrasilia echinata na Mata Atlântica.

Colabore com o Floresta Viva

Contribua para a preservação e desenvolvimento de um dos biomas mais importantes
e necessário para o Brasil e para o mundo.

Doe Sementes,
materiais e equipamentos
para nossas atividades.

Doe seu tempo.
Saiba com ser um voluntário
no Floresta Viva.

Doe Recursos.
Sua ajuda será direcionada
às necessidades prioritárias.