Programa de desenvolvimento rural na APA Costa de Itacaré – Serra Grande

Ao longo de cinco anos, entre 2005 e 2010, o Floresta Viva desenvolveu dois programas voltados ao fortalecimento de comunidades rurais que vivem dentro do território desta Área de Proteção Ambiental, buscando disseminar alternativas que possam gerar renda sem precisar derrubar a floresta, como o turismo sustentável.

1) Com financiamento do Ministério de Meio Ambiente, realizou o PDA (Projetos Demonstrativos Ambientais), no qual trabalhou com assistência técnica de agroecologia e ecoturismo em comunidades rurais, além de ter apoiado o desenvolvimento da feira orgânica de Itacaré (entre 2005 e 2007).

2) Já o programa com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), também contribuiu para melhorar a produção agronômica e inclusão produtiva de comunidades rurais, principalmente com a produção e venda de produtos orgânicos. O IFV prestou assessoria para criação de associações sociais. Um dos principais resultado foi a criação da Embaúba (Associação de Produtores Orgânicos da APA Itacaré/Serra Grande), em 2007.

Projeto Concluído

Colabore com o Floresta Viva

Contribua para a preservação e desenvolvimento de um dos biomas mais importantes
e necessário para o Brasil e para o mundo.

Doe Sementes,
materiais e equipamentos
para nossas atividades.

Doe seu tempo.
Saiba com ser um voluntário
no Floresta Viva.

Doe Recursos.
Sua ajuda será direcionada
às necessidades prioritárias.