Restauração de Ecossistemas e Cultivo do Cacau no Litoral Sul da Bahia -Universidade de Brown

A restauração da Mata Atlântica em grande escala é um processo que requer o conhecimento de dinâmicas agrícolas, pois a grande maioria das áreas disponíveis para a restauração é encontrada em terras de uso com agricultura e pastagem. Para se propor um método de restauração deste, é necessário acessar informações sobre a ecologia do lugar e das pessoas que vivem nele. 

Dentro deste contexto, a Universidade de Brown em parceria com o Instituto Floresta Viva reuniu uma equipe de cientistas ambientais e sociais do Brasil e dos Estados Unidos para levantar dados sobre os motivos e as formas de exploração de terras no território do litoral sul da Bahia.  O grande objetivo desta pesquisa foi o de descobrir como é possível restaurar  ricos ecossistemas enquanto se aumenta o bem-estar humano. Estas informações foram respondidas através de um mapeamento sobre quais áreas são mais adequadas para restauração, tanto social quanto ecologicamente, e quais incentivos seriam mais apropriados e bem sucedidos para melhorar o bem-estar humano e a regeneração da floresta. 

Seguindo esta premissa, o foco inicial da pesquisa esteve voltada para o  entendimento das estratégias desenvolvidas pelos produtores rurais, suas condições de trabalho e as vulnerabilidades associadas, nos 26 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, dentro do bioma da Mata Atlântica. Para tanto, foram entrevistados 3 mil produtores, distribuídos aleatoriamente em 150 setores censitários. Em cada setor censitário foram entrevistados 20 produtores rurais escolhidos aleatoriamente, os quais formaram comunidades. A primeira ação foi a de documentar a gama de atividades produtivas fundamentais aos rendimentos familiares na região, como: alternância de cultivo, pecuária, produção de cacau, empregos não-agrícolas, bem como, diagnosticar as barreiras institucionais e outras, nas atividades agrícolas. A segunda ação esteve voltada à proposição de seis modelos de restauração florestal, com pagamentos mensais pelos serviços ecossistêmicos, que foram avaliados constantemente. A pesquisa teve duração de 5 anos, sendo que no primeiro ano foram aplicados 3 formulários por propriedade (um a cada 4 meses) e nos 4 anos subsequentes, um formulário por ano. O entendimento do uso do solo e das estratégias dos produtores rurais vem sendo fundamental para se traçar métodos de restauração diferenciados da Mata Atlântica. Combinar os resultados da pesquisa e o conhecimento técnico de atores experientes no tema com o notável conhecimento local do povo e do lugar no Sul da Bahia nos trouxe a confiança de que o desafio da restauração pode ser vencido.

Um importante resultado desta pesquisa foi a concretização e entrega, no ano de 2020, do relatório “Panorama do Cultivo do Cacau no Território do Litoral Sul da Bahia” (clique aqui para acessá-lo). O documento  foi desenvolvido pelo Instituto Floresta Viva, com o apoio da Cocoa Action Brasil, em resposta a uma demanda coletiva do setor cacaueiro brasileiro sobre dados e informações da cadeia do cacau.

O relatório fornece dados ricos relacionados a vários aspectos da produção de cacau e de seus produtores e contribui para uma visão geral do cultivo de cacau no Território do Litoral Sul da Bahia. Serve também como fonte de atualização para os diversos atores da cadeia de valor para monitoramento coletivo e desenvolvimento sustentável.

Podemos citar como outros desdobramentos desta pesquisa, a efetivação de algumas cooperações com órgãos do poder público de municípios envolvidos bem como cooperações científicas  para realização de pesquisas acadêmicas, como apresentados a seguir:

No ano de 2022, foi realizado um trabalho de cooperação com os municípios do Território Litoral Sul da Bahia, no qual o IFV se disponibilizou para fornecer os dados socioeconômicos, agrícolas e ambientais para os municípios que manifestarem interesse em obtê-los para fortalecerem as atuações de suas secretarias de agricultura e desenvolvimento social. Em um primeiro momento, o município de Coarací-BA manifestou interesse e, como acordado, foram disponibilizados os dados à secretaria de agricultura solicitados referentes ao município. Além do fornecimento dos dados, a interpretação e o auxílio em modelos analíticos estão sendo fornecidos mediante a solicitação dos municípios.

No mês de março de 2023, foi realizada uma reunião com apresentação de parte dos resultados da pesquisa para uma equipe multidisciplinar do governo do estado da Bahia, que está propondo discussões em conjunto para elaborar planos de ação e políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais da região do Território Litoral Sul da Bahia.

Cooperação Científica 
Trabalhos científicos que utilizaram os dados da pesquisa:

Lucrezia Nava, Universitat Ramon Llull, ESADE Business School Jorge Chiapetti, Universidade Estadual de Santa Cruz Rui Barbosa da Rocha, Universidade Estadual de Santa Cruz Maja Tampe, Universitat Ramon Llull, ESADE Business School

Lucrezia Nava, ESADE Business School, lucrezia.nava@esade.edu Jorge Chiapetti, Universidade Estadual de Santa Cruz Rui Barbosa da Rocha, Universidade Estadual de Santa Cruz Maja Tampe, ESADE Business School

Teses de Conclusão de Cursos (TCCs):

Produção de cacau fino no litoral sul baiano: caracterização e realidade.
Vitor Luis Santos Silva; Orientador: Jorge Chiapetti; Coorientador: Alessandro Santos da Conceição Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) 

Caracterização dos sistemas agrícolas das comunidades indígenas.
Larissa Pinto Magalhães; Orientador: Jorge Chiapetti; Coorientador: Alessandro Santos da Conceição; Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Tipificação do mercado de cacau canais de comercialização do cacau.
Danillo José dos Santos; Orientador: Jorge Chiapetti; Coorientador: Alessandro Santos da Conceição Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Alta produtividade do cacau no sul da Bahia: características das propriedades e tecnologias empregadas.
Nikary Soares Santos; Orientador: Jorge Chiapetti; Coorientador: Alessandro Santos da Conceição Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Dissertações de Mestrado:

Aspectos produtivos e edáficos do cacau-cabruca no território litoral sul da Bahia.
Dissertação apresentada por Alessandro Santos da Conceição; Orientador: Eduardo Gross; Coorientador: Jorge Chiapetti Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal (PPGPV) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) 

Produção de cacau de qualidade superior no Brasil:
Uma avaliação do perfil do produtor na principal região produtora do país Alessandro Santos da Conceição; Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal (PPGPV) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) 

Práticas de manejo e produtividade do cacaueiro no território de identidade litoral sul da Bahia.
Dissertação apresentada por Tayrone da Rocha Moreira; Orientador: José Olímpio de Souza Júnior. Coorientador: Jorge Chiapetti Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal (PPGPV) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Produção e comercialização da fibra piavaçeira (Attalea funifera Mart.) na região sul da Bahia: um estudo diagnóstico.
Dissertação apresentada por Daniel Bomfim da Silva Dias Orientador: Prof. Dr. Fábio Pinto Gomes Coorientador: Jorge Chiapetti 

Diferentes tipos de sistemas cabruca na região cacaueira sul-baiana: parâmetros de sustentabilidade (PAH) e rentabilidade econômica.
Alícia Báfica Silva; Orientadora: Andrea da Silva Gomes, Coorientador: Jorge Chiapetti ; Programa de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente- PRODEMA- UESC

Teses de Pós-doutorado:

Panorama dos tipos de materiais propagativos utilizados por produtores de cacau no sul da Bahia.  PHD Candidato: Prof. Dr. Luís Carlos Cirilo Carvalho Supervisor: Prof. Dr. José Olímpio de Souza Júnior

Contribuição com Pesquisas:

Mapeamento do cacau no sul da Bahia. Coordenação do Projeto: Deborah Farias Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação – LEAC Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Promoting biodiversity conservation and economic sustainability in the cocoa sector. PHD Candidato: Steffi Anna Marie Dekegel Supervisor: Prof. Dr. Leonardo Oliveira (Universidade Estadual de Santa Cruz) C0-supervisor: Kristel De Vleeschouwer (Projeto BioBrasil/Antwerp ZOO Centre for Research and Conservation, Belgium) & Goedele Van den Broeck (Université catholique de Louvain, Belgium)

Colabore com o Floresta Viva

Contribua para a preservação e desenvolvimento de um dos biomas mais importantes
e necessário para o Brasil e para o mundo.

Doe Sementes,
materiais e equipamentos
para nossas atividades.

Doe seu tempo.
Saiba com ser um voluntário
no Floresta Viva.

Doe Recursos.
Sua ajuda será direcionada
às necessidades prioritárias.