Representação do ELTI no Brasil

Projeto atual

Foto: Curadooria site IFV

A Escola da Floresta se tornou em 2017 a base brasileira do Environmental Leadership Training Initiative (ELTI)  da Yale School of Forestry and Environmental Studies (EUA). O ELTI investe no empoderamento de pessoas para restaurar e conservar florestas tropicais, transmitindo informações, ferramentas e recursos para que possam implementar práticas sustentáveis de manejo da terra.

No Brasil, o objetivo dessa parceria entre o IFV e a Yale University é aumentar a qualidade e impacto dos cursos e treinamentos da Escola da Floresta. Duas capacitações a serem oferecidas em 2017 já contam com a qualificação de currículo do ELTI: Manejo Integral de Bacia Hidrográfica e Mateiros.

 

 

 

 

Faz parte do conteúdo programático do curso de Mateiros oferecido pelo IFV: Introdução à Taxonomia e à Botânica, Sistemas Agroflorestais e Silviculturais, Interpretação de mapas e uso de GPS, Inventário Florestal, Restauração Ecológica, e Produção de mudas e cuidados no viveiro.

Mateiros é um curso para formação de pessoas interessadas na identificação de espécies nativas do Sul da Bahia. Um mateiro é aquele que utiliza os cinco sentidos, a tradição oral e todo o conhecimento mais ancestral que temos da Mata Atlântica para poder reconhecer as espécies. Os participantes não precisam ser botânicos. No curso, nós ensinamos morfologia básica e chaves de identificação. Eles aprendem a utilizar uma chave de identificação para poder entrar na mata e identificar algumas famílias de espécies.

- Paulo Sangines, representante do ELTI no Brasi

USA