Programa de desenvolvimento rural na APA Costa de Itacaré-Serra Grande

Projeto concluído

Ao longo de cinco anos, entre 2005 e 2010, o Floresta Viva desenvolveu dois programas voltados ao fortalecimento de comunidades rurais que vivem dentro do território desta Área de Proteção Ambiental, buscando disseminar alternativas que possam gerar renda sem precisar derrubar a floresta, como o turismo sustentável.

1) Com financiamento do Ministério de Meio Ambiente, realizou o PDA (Projetos Demonstrativos Ambientais), no qual trabalhou com assistência técnica de agroecologia e ecoturismo em comunidades rurais, além de ter apoiado o desenvolvimento da feira orgânica de Itacaré (entre 2005 e 2007).

Foto: Felipe Leal

2) Já o programa com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), também contribuiu para melhorar a produção agronômica e inclusão produtiva de comunidades rurais, principalmente com a produção e venda de produtos orgânicos. O IFV prestou assessoria para criação de associações sociais. Um dos principais resultado foi a criação da Embaúba (Associação de Produtores Orgânicos da APA Itacaré/Serra Grande), em 2007.

 

 

USA