Pau-brasil

Projeto atual

Você sabia que a árvore-símbolo da nação brasileira é também chamada de pernambuco? E que a sua madeira é matéria-prima ideal para construção de instrumentos musicais de cordas? Há mais de 250 anos, o Pau-brasil é usado para a confecção de arcos de violino, por exemplo, potencializando de forma única o som proveniente deste instrumento.

Foto: Paulo Sanjines Barreiro

Reverter a degradação das florestas de Pau-brasil, a fim de evitar a extinção da espécie e conservar de forma sustentável as existentes é a missão da organização não-governamental International Pernambuco Conservation Initiative (IPCI), com sede nos Estados Unidos e filiais na Alemanha e no Canadá.

Um de seus principais programas é desenvolvido no Brasil juntamente com a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e conta com a parceria do Floresta Viva, responsável por plantar e monitorar o desenvolvimento de 12 mil mudas no litoral Sul da Bahia. Como a qualidade das mudas plantadas depende de sua origem, o IFV também dedica atenção especial nesse programa à identificação de árvores matrizes (fornecedoras de sementes).

USA