Viveiro de mudas

Visita ao viveiro

Fruto da parceria entre o Instituto Floresta Viva e a Fundação SOS Mata Atlântica, foi inaugurado em 21 de abril de 2009 o Viveiro Comunitário Floresta Viva, inicialmente para atender a demanda de mudas de espécies florestais nos projetos restauração no PESC - Parque Estadual Serra do Conduru, que está inserido nos municípios de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca. 

Atualmente o viveiro abriga um programa de pesquisa com a equipe de Ecologia e Fisiologia Vegetal da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Estudos com a empresa Natura estão sendo desenvolvidos para conhecer melhor espécies da nossa flora. 

  1. Viveiro tem capacidade de produção de até 100 mil mudas por ano, dentre elas espécies ameaçadas de extinção da nossa Mata Atlântica, como o jacarandá-da-bahia (Dalbergia Nigra), O pequi-preto (Caryocar Edule ), a jussara (Euterpe Edulis) e o pau-brasil (Caesalpinia Echinata). 

As sementes utilizadas no Viveiro são adquiridas dos pequenos agricultores da APA (mais de 40 famílias associadas a uma rede de árvores matrizes), com o objetivo de contribuir para a melhoria da renda rural e, ao mesmo tempo, incentivando-os a descobrir o tesouro que eles têm em suas matas. 

O Floresta Viva tem promovido a marcação de matrizes nas propriedades dos agricultores parceiros, esperando chegar a 2 mil matrizes de alta qualidade para silvicutura tropical e para restauração florestal.

A equipe técnica do Instituto Floresta Viva atua não só na coleta de sementes, mas também na assistência técnica para produção de mudas em 40 unidades familiares espalhadas no entorno do Parque do Conduru.

COMPRA DE PRODUTOS, VISITAS DE ESCOLAS E GRUPOS DE ECOTURISMO - Interessados em comprar mudas ou agendar visitas, favor fazer  contato com o nosso escritório em Ilhéus no telefone (73) 3634 3526 falando com Luciana ou no telefone do viveiro: (73) 9 9950-4453 Falando com Renata.

 

COMO CHEGAR AO VIVEIRO - Rodovia Serra Grande/Uruçuca - km 0,8 (ao lado da Estação de Tratamento de Águas da EMBASA) - das 7 às 17 h, de 2a. a 6a. No sábado, a combinar.


Mais informações: www.florestaviva.org.br - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.