A Escola da Floresta é um ambiente de ensino e pesquisa especializado no bioma da Mata Atlântica. Desde 2012, oferece diversos cursos com foco na conservação ambiental e na economia da floresta, disseminando o movimento da sustentabilidade no Litoral Sul da Bahia, área extremamente rica em biodiversidade. As capacitações são oferecidas gratuitamente aos interessados. O público prioritário das formações são lideranças comunitárias, pesquisadores, estudantes universitários e da rede pública de ensino fundamental e moradores da região. Dentre os cursos oferecidos estão: Agroecologia, Bioconstrução, Construção Civil Sustentável, Ecoturismo, Marcenaria, Mateiros e Permacultura.
A fim de aumentar a sua capacidade de atendimento e articulação com outros centros universitários e de pesquisa, a Escola da Floresta ampliou suas instalações, usando técnicas de bioconstrução. A própria obra fez parte do curso de Construção Civil de Baixo Impacto, que reuniu as principais lideranças da construção civil de Serra Grande, Uruçuca e Itacaré. Os participantes aprenderam não somente a parte conceitual dos benefícios do teto verde, por exemplo, como puderam coletivamente construir esse tipo de cobertura em uma das salas de aula. Já o auditório foi construído pelo grupo a partir de vidros reciclados e bambu.
A partir de 2017, por meio de uma parceria com a Yale University (EUA), os currículos das formações da Escola da Floresta estão sendo revistos e aprimorados. O IFV tornou-se, inclusive, a base brasileira do Environmental Leadership Training Initiative (ELTI) de Yale, centro de referência internacional no empoderamento de lideranças rurais para preservação do meio ambiente.
Conheça a programação de cursos da Escola da Floresta.