Escola da Floresta

A Escola da Floresta é um ambiente de ensino e pesquisa especializado no bioma da Mata Atlântica. Desde 2012, oferece diversos cursos com foco na conservação ambiental e na economia da floresta, disseminando o movimento da sustentabilidade no Litoral Sul da Bahia, área extremamente rica em biodiversidade. As capacitações são oferecidas gratuitamente aos interessados. O público prioritário das formações são lideranças comunitárias, pesquisadores, estudantes universitários e da rede pública de ensino fundamental e moradores da região. Dentre os cursos oferecidos estão: Agroecologia, Bioconstrução, Construção Civil Sustentável, Ecoturismo, Marcenaria, Mateiros e Permacultura.


A bioconstrução, também chamada de construção sustentável ou de baixo impacto, é um braço da permacultura, uma forma de se trabalhar a construção civil com respeito ao ser humano e ao meio ambiente. Busca utilizar materiais que estejam próximos e que não causem impacto à natureza. Não está restrita a técnicas. É uma forma de pensar um conjunto de ações, capaz de proporcionar bem-estar, beleza, aconchego e segurança.Nas obras do Floresta Viva, nossa maior preocupação foi em relação ao tratamento de água, que considero o recurso mais valioso que temos no planeta Terra. Fizemos um ciclo com captação da chuva, além de reaproveitamento interno da água com o maior número de vezes possível, até a etapa de evaporação dentro do nosso sistema de fossa.

- Jefferson Cruz, Coordenador do curso Construção Civil de Baixo Impacto

A fim de aumentar a sua capacidade de atendimento e articulação com outros centros universitários e de pesquisa, a Escola da Floresta ampliou suas instalações, usando técnicas de bioconstrução. A própria obra fez parte do curso de Construção Civil de Baixo Impacto, que reuniu as principais lideranças da construção civil de Serra Grande, Uruçuca e Itacaré. Os participantes aprenderam não somente a parte conceitual dos benefícios do teto verde, por exemplo, como puderam coletivamente construir esse tipo de cobertura em uma das salas de aula. Já o auditório foi construído pelo grupo a partir de vidros reciclados e bambu.

A partir de 2017, por meio de uma parceria com a Yale University (EUA), os currículos das formações da Escola da Floresta estão sendo revistos e aprimorados. O IFV tornou-se, inclusive, a base brasileira do Environmental Leadership Training Initiative (ELTI) de Yale, centro de referência internacional no empoderamento de lideranças rurais para preservação do meio ambiente.

Conheça a programação de cursos da Escola da Floresta.

USA