Produção de Cacau no Sul da Bahia – COOOPFBASUL

O Aliança Cacau é um projeto de cunho técnico-científico, desenvolvido por meio da cooperação entre o Instituto Floresta Viva e a Cargill, com agricultores familiares cooperados da COOPAFBASUL em Ituberá- BA. O projeto teve como principal objetivo promover assistência técnica para produtores de cacau da região e tem como foco o estudo do aprimoramento da produtividade em áreas de sistemas agroflorestais e em áreas de cabruca.

Este projeto de pesquisa e assistência técnica foi desenvolvido entre os anos de 2020 e 2023. Durante a fase inicial do Projeto  (2020 e 2021) foi realizado um amplo diagnóstico agrícola, ambiental e socioeconômico das propriedades. O objetivo dos estudos e ações foi voltado à promoção de Sistemas Agroflorestais (SAFs) com cacau, ao cacau no sistema Cabruca e à diversificação com outras culturas, inclusive alimentares, permitindo assim que os produtores conciliassem conservação ambiental ao aumento de renda oriunda da produção sustentável de cacau.

Na fase final do Projeto (2022 e 2023), os agricultores participantes receberam os insumos e capacitações para o melhor desenvolvimento de suas atividades agrícolas. Receberam igualmente assistência técnica individualizada, além de treinamentos em grupos sobre técnicas e atividades requeridas pelas comunidades rurais. As capacitações foram realizadas em parceria com a GIZ, por intermédio do projeto Collaborative Action Transforming Cocoa. Elas possibilitaram aos profissionais vivenciar e aprender com as experiências em situações diversificadas e desenvolver uma grande capacidade para oferecer soluções viáveis, de acordo com as demandas encontradas.

Os resultados foram extremamente positivos para os profissionais, bem como para os produtores e familiares participantes. Em todos os eventos, foram reforçados os convites ao público feminino, gerando uma representatividade de mulheres nos eventos realizados.

Além do acompanhamento técnico com os agricultores, feito mediante visitas e entrega de insumos, e da realização das capacitações, houve a produção de 3 cartilhas técnicas nos eventos direcionados ao público feminino.

Os resultados positivos deste primeiro ciclo de pesquisa contribuíram para a renovação e extensão do Projeto no ano de 2024, que agora será desenvolvido com 200 famílias produtoras de cacau da região de Ituberá e adjacências.

Collaborate with Floresta Viva

Contribute to the preservation and development of one of the most important and necessary
biomes for Brazil and the world.

Donate Seeds,
materials and equipment
for our activities.

Donate your time.
Learn how to be a volunteer
at Floresta Viva.

Donate Resources.
Your help will be directed
to priority needs.